Forum Model | Agência de Modelos

Casting de modelos

Para modelos, atores, atrizes e diversos outros profissionais que, de alguma forma trabalham com moda e comunicação, casting é uma palavra bastante frequente. Para modelos, a sala de casting é o seu primeiro campo de trabalho. Conheça o que é o Casting de modelos, como funciona e qual a sua importância para o desenvolvimento de carreira de um profissional:

O que é casting?

No ramo da comunicação, Casting consiste na seleção de profissionais para um determinado evento. Normalmente, os castings são de modelos e atores, mas também existe casting para recepcionistas, promotoras, coordenadores de eventos, etc. para trabalhos que podem ser promoções, comerciais, propagandas, festas, lançamentos, casamentos, seminários, congressos, filmes, dentre outros. Em termos gerais, casting pode ser comparado a uma seleção de emprego, porém, direcionado a projetos específicos.

Os trabalhos de casting normalmente são feitos por agências de modelo, produtoras de vídeos, cerimoniais, estúdios, agências de eventos, marketing e outras empresas que necessitem do serviço. Pode ate mesmo ser realizado por uma empresa que não seja do ramo mas que busque o trabalho para si e, nesse caso, normalmente os casting são coordenados por profissionais especializados.

Como funciona um casting

Em um casting, são chamados modelos, que podem ser em grupo ou individualmente para um determinado local na presença de uma banca avaliadora. Essa seleção requer muito cuidado em escolher as pessoas certas para cada trabalho, uma vez que, muitas vezes trabalha com questões bastante subjetivas, que são muito mais complexas do que a resposta em uma prova, por exemplo. Por conta dessa complexidade, a equipe realizadora deve saber ouvir atentamente as necessidades dos clientes e conseguir enxerga-las nos profissionais inscritos para a seleção.

As seleções podem ser por características físicas, como a cor dos cabelos, olhos, altura, peso, etc., por características pessoais, como habilidades comunicativas ou de atuação, por exemplo. Por conta dessa complexidade, existem vários tipos de castings. Casting de modelos é completamente diferente de casting de recepcionistas ou coordenadores.

Como os modelos são selecionados?

Alguns castings são abertos ao público e anunciados, já outros, não. Normalmente, os organizadores contam com um grande banco de dados que reúne todas as características, fotos, vídeos e descrições de modelos e trabalhos anteriores. Esses bancos de dados são acessados junto a agências parceiras do projeto e, por isso, já é feita uma seleção prévia para um grupo de modelos.

Essa organização do banco de dados pode ser feita tanto em planilhas como em softwares de castings que reúnem, organizam todas as informações e as filtram de acordo com as características selecionadas. A comunicação ao profissional, portanto, é feita por intermédio de uma agência de modelos, um agente ou promoter responsável.

É possível que em um casting um cliente solicite um grupo de modelos como também apenas um. Isso significa que de alguma forma, aquele modelo já representa o que o cliente está procurando e foi selecionado previamente. Quando o cliente ainda não tem definidamente quem está procurando, costuma-se solicitar vários modelos ao mesmo tempo e a percepção do tipo de casting pode oferecer informações para o modelo e auxiliá-lo a demonstrar melhor as habilidades buscadas pelo cliente no momento da seleção.

Compartilhe:

Veja as Campanhas com os nossos modelos

Artigos relacionados

Job Hospital dos Olhos em São Paulo

Hospital dos Olhos de Sāo Paulo

Celebrando a Diversidade na Campanha do Hospital dos Olhos Nossas modelos modelos Feminina Carolina e a Modelo Senior Cassia na campanha do Hospital dos Olhos

Modelos para Campanha da Tupperware

Tupperware | modelos Seniores para publicidade

Navegue pelo conteúdoModelos para Campanha da Tupperware: Celebrando a Diversidade Público-alvoObjetivo do ArtigoVeja o resultado deste trabalho incrível com nossos Modelos para marca Tupperware:Veja as fotos

Uma resposta

  1. Nossa essa é a melhor agência do Brasil por isso a kerolly reis e uma das agenciadas fórum Model a melhor agência do Brasil lindas modelos lindas fotos etc…
    Amo essa agência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte de nossa Agência, a inscrição é gratuita!