Como conseguir trabalhos como modelo

Tempo de leitura: 3 minutos

Conseguir trabalhos como modelo por conta própria é mais complicado do que se imagina. De modo geral, as agências são responsáveis por intermediar a negociação entre o cliente e o modelo profissional. “A melhor forma de conseguir trabalhos como modelo é contar com uma agência de confiança, que realize um bom trabalho”, diz Patrícia Rebouças, sócia diretora da Forum Model, que faz um alerta: “é um pouco arriscado, quando não se tem experiência e não conhece o funcionamento do mercado. Existem pessoas que agem de má fé, se passam por produtores e acabam enganando e aplicando golpes”.

A agência oferece toda a segurança que os profissionais precisam, intermediando todo o procedimento e garantindo a segurança dos modelos. “A agência tem como garantir a seriedade do trabalho, já que possui uma série de procedimentos burocráticos, além de firmar o contrato de prestação de serviço e se responsabilizar pelo pagamento do cachê”, explica.

Confira abaixo mais dicas!

Seja agenciado
O primeiro passo para começar a procurar trabalhos como modelo é, obviamente, ter um material profissional, ou seja, boas fotos e um book para a divulgação do seu trabalho. O mais indicado é estar agenciado, pelos motivos que citamos acima. “As modelos que já tem um material profissional, podem entrega-los em outras agências, para aumentar suas chances de conseguir testes e trabalhos”, esclarece Patrícia.

Tenha um estilo e cuide-se
A boa notícia é que o mercado da moda abre portas para todos os tipos e estilos de modelos. Segundo Patrícia, com o crescimento do e-commerce, aumentaram também a procura por modelos fotográficos de todos os estilos, baixos ou altos, magros ou plus-size, homens ou mulheres. “Para ter mais chances de conseguir trabalhos é importante que a modelo defina e mantenha um estilo. Tenha um visual original e não faça muitas alterações. Além, claro, de cuidar da saúde e da aparência. Ter uma pele, um cabelo e um sorriso bonito, por exemplo”.

As empresas que procuram por modelos estão em busca de alguém com um estilo que corresponda e represente a companhia. Dessa forma, o mercado está aberto para todos e o estereótipo de beleza está cada vez mais ficando para trás. “Por exemplo, se eu quiser fazer uma campanha para promover uma balada de rock, eu vou procurar por pessoas e modelos com estilo mais alternativo, que correspondam a proposta. Nesse sentido, há mercado para todos”.

Tenha sempre uma postura profissional
A agência é a responsável por selecionar alguns modelos, de acordo com o briefing do cliente, para participar da seleção, que pode exigir um teste presencial ou não. Caso o modelo precise passar nessa etapa presencial, Patrícia dá algumas dicas de como se comportar: “Algumas vezes os clientes querem conhecer as modelos antes de contratar. Nesse momento é importante que ela ou ele mantenha uma postura profissional e não faça muitas perguntas referente às questões contratuais, já que isso deve ser acertado com a agência”.

Seja comprometido
Quanto mais comprometimento você tiver com o seu trabalho, mais chance terá de conseguir trabalhos. Modelos que recusam muitos trabalhos, chegam atrasados aos compromissos e causem muitos problemas aos produtores, são descartados pelas agências e acabam não sendo mais chamados. “As modelos precisam ter em mente que esse é um trabalho que exige disponibilidade e muito comprometimento. Então, nós apenas chamamos e contratamos profissionais em quem podemos confiar”, esclarece Patrícia.

Dedique-se
Começar nessa carreira pode ser difícil e muitas vezes desmotivador. Por isso, uma das dicas mais importantes é a dedicação. Quanto mais a pessoa se profissionaliza, busca conhecimento na área, mais chances de conseguir trabalhos ela terá. Segundo Patrícia, acreditar no próprio potencial é fundamental. “Procure estar sempre atenta ao mundo da moda e se aperfeiçoe. Sempre que puder, participe de cursos e workshops para adquirir mais conhecimento”, finaliza.

Como conseguir trabalhos como modelo
4.7 (94.51%) 51 votes

3 Comentários


  1. Meu bom e isabelly sofia,tenho 12 anos(bem nova),mais desde pequena tenho um sonho de ser modelo fotográfica,não aqui na minha cidade e um pouco difivil,conheço gente que é mais não me ajudar para consegui.Ser tiverem algum interesse vai lá no meu instagram que é isabellysofiacunha123.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *