Forum Model | Agência de Modelos

Como escolher um curso de modelo fotográfico que será a base de sua carreira?

Muitos jovens e adolescentes sonham com a carreira de modelo, porém, nem todas as pessoas estão aptas a ser modelos de passarela, visto que essas possuem um perfil bem específico. Nesses casos, torna-se necessário abrir um “leque” de opções para não deixar o sonho morrer, e muitas vezes meninas e meninos acabam optando por ser modelo fotográfico. Para esse ramo não há necessidade de seguir padrões tão fortes, pois há espaço para os mais variados tipos de beleza.

O primeiro passo para quem pretende se arriscar nessa profissão é estar preparado para o mercado de trabalho, que tende a ser muito concorrido, existem algumas dicas para ser modelo, porém a principal delas é fazer um bom curso.

Os profissionais de agências costumam relatar que diariamente recebem várias perguntas do tipo “como me tornar modelo fotográfica”, “como conseguir vários trabalhos”, entre outras, todavia, antes de entrar em contato com agências especializadas, os produtores afirmam que estar preparada para diferentes situações é fundamental. Aprenda agora como escolher um curso de modelo fotográfico que será a base da sua carreira.

Procure nomes reconhecidos no mercado: Um dos principais erros cometidos por iniciantes é se deixar levar por falsas esperanças, ou seja, promessas que não poderão ser cumpridas, mas que por se tratar de um sonho, as pessoas acabam se iludindo e caindo nesses “golpes”. Fazer uma pesquisa prévia sobre os responsáveis pelo curso, consultar o currículo na internet e saber se realmente são conceituados é o primeiro passo para começar uma carreira de sucesso, pois essas pessoas poderão compartilhar toda a sua experiência no mercado de trabalho.

Converse com outras modelos que fizeram o curso: Se possível, falar com outros modelos que tenham passado pelo curso também é uma boa dica, essas pessoas poderão passar informações valiosas que só quem viveu conseguirá expressar melhor.

Procure agências especializadas: Existem agências que costumam oferecer esse serviço para as novas modelos, nesse caso, é necessário deixar bem claro que ainda está se preparando, dessa maneira os agenciadores poderão olhar com bons olhos a postura, e quem sabe abrir portas para futuros trabalhos na própria agência.

Publicações especializadas: Pesquisar sempre em publicações especializadas no setor é sinônimo de bons resultados no seu curso, essas revistas costumam trazer várias dicas para quem está iniciando na carreira, e inclusive, com relação a preparação.

Use a internet a seu favor: A internet é uma ferramenta com vários recursos e ela pode ser bem útil para fugir das pessoas que não são profissionais, ao optar por determinado curso, busque todas as informações que estiverem disponíveis na rede, essa é uma garantia que você está fazendo uma boa escolha, e que no futuro não irá se arrepender.

Faça uma lista de cursos disponíveis na sua cidade: Cada cidade possui cursos específicos, então o ideal é fazer uma lista dos que acontecem na sua cidade, algumas vezes grandes agências de modelos promovem workshops nos estados em que elas não possuem escritório, essas são boas oportunidades para conhecer pessoas novas, aprender mais sobre a carreira, mercado de trabalho e ainda conseguir bons contatos para futuros trabalhos.

Esteja consciente do seu tipo de corpo: Esse é um fator muito importante na hora de fazer um curso de modelo. Como explicado acima, não existe um padrão tão rigoroso como as modelos de passarela, porém, conhecer o tipo de corpo é fundamental na hora de fazer um curso ou optar por uma agência de modelo. Algumas características são ressaltadas para determinados produtos, e menos para outros. Existe o segmento de plussize, de roupas íntimas (onde as modelos precisam ter muito busto e pouco quadril), e várias outras situações. No curso escolhido, o professor deve saber passar a maneira correta de agir para cada uma dessas situações.

Cronograma do curso: Alguns assuntos são fundamentais para qualquer modelo, por exemplo, a maneira de se vestir, de se maquiar, postura e no caso das fotográficas, as poses. Então, ao escolher o curso, peça para ter acesso a todo o cronograma de assuntos e verifique se esses pontos básicos estão listados. Faça perguntas sobre quem irá falar sobre cada um deles, dessa maneira você verifica se realmente são profissionais que atuam no mercado, e que tem experiência para falar sobre o assunto.

Grandes agências: Existem alguns cursos que são muito concorridos, pelo nome que ele carrega. O da Ford, por exemplo, é um dos mais conceituados e diariamente recebe milhares de inscrições de pessoas de todo Brasil, sendo necessário cumprir alguns pré-requisitos para ser aceito (a). Se, por algum motivo, não você consegui participar de um desses mais concorridos, a dica é nunca desistir, agências menores também costumam oferecer bons cursos, sendo necessário apenas confirmar a idoneidade da empresa para não cair em nenhuma armadilha do mercado.

Seja honesta: Ao entrar em um curso é muito provável que o candidato, ou candidata, tenha que preencher uma ficha com todas as suas medidas e característica, essa ficha inclusive irá ajudar a conseguir bons trabalhos. O que acontece é que alguns aspirantes a modelo alteram essa informação, e isso pode prejudicar bastante a carreira. É através dessas características que os produtores escolhem o seu casting, e no caso do curso, influencia na maneira como o professor vai passar o conteúdo, então, ser totalmente honesto é regra básica, para que não prejudique o trabalho da equipe, e até mesmo o próprio trabalho. Aproveite o máximo tudo o que é passado durante o curso, e ao final eles costumam fazer um evento, ou ensaio, para verificar se todas as técnicas foram aprendidas, logo, absorver o máximo de informações e participar de todas as atividades propostas pelos professores ajuda a aumentar sempre o nível de cada um.

A carreira de modelo fotográfica não é fácil, mas com dedicação e força de vontade é possível trilhar um caminho de sucesso, sendo que para atingir o objetivo, torna-se fundamental estar preparada para enfrentar as várias situações que essa profissão exige.

Compartilhe:

Veja as Campanhas com os nossos modelos

Artigos relacionados

Job Hospital dos Olhos em São Paulo

Hospital dos Olhos de Sāo Paulo

Celebrando a Diversidade na Campanha do Hospital dos Olhos Nossas modelos modelos Feminina Carolina e a Modelo Senior Cassia na campanha do Hospital dos Olhos

Modelos para Campanha da Tupperware

Tupperware | modelos Seniores para publicidade

Navegue pelo conteúdoModelos para Campanha da Tupperware: Celebrando a Diversidade Público-alvoObjetivo do ArtigoVeja o resultado deste trabalho incrível com nossos Modelos para marca Tupperware:Veja as fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte de nossa Agência, a inscrição é gratuita!