Como se sair bem em um Casting

O casting seleciona profissionais para um determinado trabalho e os avaliadores têm uma tarefa árdua de analisar cada um dos candidatos e escolher a pessoa certa com muito cuidado. Estar preparado e saber o que fazer vai ajudar tanto o candidato quanto o avaliador. É importante ter uma noção de como se apresentar, o que fazer e o que esperar de um casting para se sair bem em sua seleção. Mas se não for chamado dessa vez, não desista!

Lembre-se que é uma entrevista de emprego, ainda que seja menos formal, então é importante escolher uma roupa adequada. Um look que valorize o corpo e o rosto para o produtor ver como você realmente é. Uma foto pode ser tratada e produzida, se fosse para vestir uma super produção não seria necessária a seleção pessoalmente, bastaria a foto. Uma roupa básica como um jeans, uma blusinha e um salto é suficiente e o cabelo solto e bem arrumado ou preso num rabo de cavalo de forma que seja fácil soltar, o importante é realçar para o avaliador o corpo e o rosto. Para homens um tênis e dependendo do caso a barba bem feita. O avaliador quer ver quem realmente é o candidato, não adianta mostrar que está na moda e tentar vestir várias tendências. O melhor é usar algo básico.

A menos que você tenha suas habilidades agenciadas e a agência fique com todo esse trabalho; mantenha um portfólio completo com fotos, vídeos e habilidades extras e leve-o junto para as seleções pois pode ser necessário dependendo do tipo de teste que for fazer. Atente para o que os testes pedem e o tipo de campanha que vai realizar. Mantenha o portfólio atualizado e não esqueça de incluir os dados pessoais, como idade, altura, peso, manequim, cor dos olhos, do cabelos e outras especificidades físicas.

É importante saber exatamente qual é o objetivo do teste e o que será avaliado, assim você poderá se organizar melhor e levar um material previamente preparado para os avaliadores. Pode ser necessário uma sessão de fotos ou um teste de alguma habilidade específica, é preciso estar atento e pronto para o que precisar.

Simpatia e humildade são essenciais, seja você mesmo mas mostre profissionalismo: não coma ou masque chiclete, não lixe as unhas enquanto espera sua seleção nem converse alto com as outras pessoas ou conte vantagens. Seja uma pessoa simpática e prestativa com os outros e com o avaliador. Você deve se preocupar com imagem que passa e ter cuidado com as conversas paralelas, bem como não fazer fofocas ou falar mal de clientes ou a própria agência. Coloque sua opinião de forma delicada e profissional. Além disso o comprometimento com o horário é essencial e mostra que a pessoa está preparada para assumir compromissos, ninguém gosta de alguém que assume algo e não cumpre.

Por fim, se você não for escolhido, não insista e não chore a vaga para o avaliador, isso é muito chato. Mas não desista. Isso não significa falta de talento, continue tentando com dedicação e paciência. Tem outros testes, procure algo com seu perfil e siga em frente.

Como se sair bem em um Casting
4.9 (97.21%) 43 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *