O que é e como funcionam os castings?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem se interessa pelo mundo da moda e deseja trabalhar como modelo precisa conhecer alguns termos, que são usados frequentemente por quem trabalha na área. O casting é um deles. “Existem alguns termos em inglês que usamos o tempo todo. Como job, que são os trabalhos e casting, que nada mais é do que um processo de seleção, que realizamos com modelos que se encaixam no perfil pedido pelo cliente”, explica Patrícia Rebouças, sócia diretora da Forum Model.

O processo para a escolha de modelos para determinados trabalho costuma funcionar da seguinte forma, a empresa/produtora (cliente) entra em contato com a agência de modelos e explica qual perfil de pessoas precisa para realizar uma campanha ou desfile. Segundo Patrícia, geralmente, a produtora já tem um perfil de modelos pré-estabelecidos, “eles podem pedir por loiras ou morenas, por uma determinada altura ou manequim. Tudo depende o objetivo que a campanha tem a atingir”.

Com essas informações, a agência seleciona fotos de algumas modelos para que possa apresentar ao cliente. “Nós temos um programa que contém as características de cada um dos nossos modelos, como a altura, cor dos olhos e cabelo e etc., além das fotos profissionais, é claro! Dessa forma, conseguimos selecionar o perfil solicitado pela produtora”, explica Patrícia.

As fotos das modelos escolhidas são enviadas para a aprovação e seleção do cliente. “Nós, que somos da agência, entramos em contato com o modelo, quando ele já for pré-selecionado ou editado, como costumamos dizer”, esclarece Patrícia que acrescenta: “algumas produtoras escolhem o(a) modelo por foto e outras preferem escolher pessoalmente”.

Segundo a sócia diretora da Forum Model, os castings presenciais costumam ser para trabalhos de passarela e desfiles, quando o(a) modelo precisa fazer provas de roupas ou quando o trabalho é para comerciais de TV, onde o modelo precisará realizar um teste de vídeo. “Quando entramos em contato com a modelo para participar de um casting presencial, nós informamos e orientamos a respeito da campanha. Dessa forma, ela já vai preparada para participar do teste”.

Modelos com cicatrizes grandes no corpo, por exemplo, dificilmente são selecionadas para fazer campanhas de lingerie. São esses tipos de detalhes que são avaliados nos castings. “Quando entramos em contato com a modelo, por telefone, já fazemos algumas dessas perguntas e explicamos sobre data e horários, para verificar a disponibilidade. Dessa forma o trabalho se torna mais simples, tanto para nós quanto para as modelos”, explica.

Assim que a produtora ou cliente escolhe os (as) modelos, a agência fica responsável por entrar em contato e informar o resultado do casting, além de passar todos os detalhes do trabalho, como horário, locação, forma de pagamento do cachê e etc.

De forma geral, o casting nada mais é do que o processo de seleção, que pode ser por foto ou presencial. O mais importante é o (a) modelo se manter confiante e sempre dar o seu melhor, tanto nas seletivas quanto no trabalho em si. Portanto, se esse é o seu sonho e objetivo, siga em frente e não desista!

O que é e como funcionam os castings?
4.67 (93.33%) 12 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *