Os melhores fotógrafos de moda do mundo

Hoje eu gostaria de falar-vos de que, para mim, são os melhores fotógrafos do mundo, com muita diferença. Há anos, quando decidi me dedicar à fotografia de moda e me tornar fotógrafa, eu coloquei meus olhos em um fotógrafo chamado “Mario Testino” (1954), e em tom de brincadeira, sempre lhe dizia (e continuo dizendo) que de mais, eu gostaria de ser “Maria Testina”. Pois não é brincadeira, para mim, Mario Testino, é, de longe, o melhor fotógrafo do mundo. Obviamente, para gostos, cores e isso não deixa de ser meu post e a minha opinião. Mas se você fizer uma pesquisa, verá que se não me engano.

Nasceu no Peru, mas reside em Londres, mesmo com o volume de trabalho que tem, não para quieto, mas de uns poucos dias em sua cidade. Muitas de suas fotos, são hoje, as inspirações em que me baseio para meus editoriais e shootings. Tem tantos registros e trabalhou com tanta gente, sempre rodeado pelos melhores. Que é uma fonte inesgotável de recursos para inspirar você.

kate-moss-jose-maria-brasília-by-mario-testino-vogue-spain20

Kate Moss e o real Madrid por Mario Testino para a Vogue Espanha 2012

Está sempre rodeado de celebridades icons como: Gisele Bündchen, George Michael, Prince Charles, Madonna, Prince William e Príncipe Harry, Lady Gaga, Gwyneth Paltrow, Penelope Cruz, Cara Delevingne, Keira Knightley, Lupita, Cindy Crawford, Channing Tatum, David Gandy, Naomi Campbell, mas a sua musa é e será Kate Moss, com a qual compartilha data de aniversário, mas só coincidem em dia :).

Mario Testino e Kate Moss

Fez várias exposições por todo o mundo, mas se quiser destacar alguma, diria a exposição de retratos, em Londres (2002) que, sem dúvida, foi um sucesso e quebrou recordes de assistência. Em nosso País conseguiu expor no Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid, com a exposição Tudo ou nada (2010). Cabe dizer, que é o único artista que conseguiu expor lá.

mario testino tudo ou nada

Tudo ou Nada Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid (2010)

Sem dúvida, é e será um dos grandes da indústria da moda. Trabalha para as melhores títulos mundiais, expõe obras em todo o mundo e as melhores empresas querem trabalhar com ele. Como não vai ser o melhor fotógrafo do mundo? Mario Testino Website

Passemos ao segundo lugar. Neste caso, destacaria a minha querida Annie Leibovitz (1949). Não tenho palavras para descrever essa mulher maravilhosa!!, mas eu vou tentar. Seguimos para o outro lado do charco, desta vez nos EUA, essa fotógrafa é também considerada como uma das melhores fotógrafas a nível mundial. É muito conhecido por seus retratos a celebridades como: a rainha Isabel II, de Luciano Pavarotti, Meryl Streep, o ex-Presidente, barack Obama, e sua família, Demi Moore, Bruce Springsteen, John Lennon, Whoopi Goldberg, Angelina Jolie, Miley Cyrus, Michael Jackson, George W. Bush, Arnold Schwarzenegger, Leonardo di Caprio, Penelope Cruz, entre muitos outros.

Les Misérables Annie Leibovitz

Foto de Annie Leibovitz, Filme “Os miseráveis”

Annie_Leibovitz-SF-1-Crop

Annie Leibovitz

Candidatou-se à revista Rolling Stone, onde acabou sendo promovida como fotógrafa chefe. Posteriormente, no ano de 1983 começou a trabalhar para a revista Vanity Fair, onde chegou a receber até 2 milhões de dólares anuais. Um número nada desprezível :). Desde o ano de 95, Annie se encarrega de retratar todas as estrelas que aparecem em “The Hollywood issue“.

las_fotos_de_annie_leibovitz_9131_1200x800

Compilação de algumas das capas de Annie

Em terceiro lugar, quero mencionar a Mert & Marcus, eu estou apaixonada por esses dois fotógrafos. Têm um estilo e técnica único. Muitos são os que tentam imitá-los, mas eles são únicos. Seus nomes são de Mert Alas e Marcus Piggott e, embora seja verdade que o seu estilo e o trabalho é influenciado pelo fotógrafo Guy Bourdin, nascido em Paris em 1928, até 1991, souberam dar o seu próprio estilo e toque pessoal a cada um e cada uma de suas imagens.
Mert nasceu na Turquia e Marcus, no país de Gales, que se conheceram na Inglaterra, depois de ter testado outros trabalhos. Não demorou muito a fazer a sua primeira capa para a Dazed, uma revista muito reconhecida em Londres. Cuidam muito da imagem de cada foto e reconhecem que passam muito tempo na maquiagem e cabeleireiro, e é algo que os diferencia do resto.
Agora trabalham para revistas como a Vogue EUA, Itália, Paris, entre outras, e uma longa lista de clientes, como: Gucci, Lancome, Yves Sanitárias Laurent, Givenchy, etc., Por suas câmaras passaram celebridades do porte de Madonna, Marion Cotillard, Adriana Lima, Lady Gaga, Julia Roberts, Jennifer Lopez, Scarlett Johanson, Shakira, e um longo etc.. cai-me a baba só de pensar :).

ss10-campaign - Met & Marcus

Met & Marcus Miami para a GUCCI

Gisele Bundchen para a Vogue Turquia 2011 by Met & Marcus

Gisele Bundchen para a Vogue Turquia, 2011 by Met & Marcus

mert_marcus_vogue

Met & Marcus para a Vogue

Vamos com o quarto….. Steven Klein (1965). Ele é um pouco mais radical, mas eu amo. Tem um estilo muito marcado que faz de cada uma de suas fotos, uma obra de arte. Klein não é tão conhecido como os mencionados acima, mas não se confunda, que não seja tão conhecido não significa que não seja conhecido. Já trabalhou com celebridades como Lady Gaga, Madonna, Tom Ford, Brad Pitt, etc e realiza campanhas para Calvin Klein, Dolce&Gabbana, Alexander McQueen e Nike.

lady gaga steven klein

Lady Gaga by Steven

Raquel Zimmermann & Toni Garrn by Steven Klein (The Final Frontier - US Vogue de Setembro de 2013) 6

Raquel Zimmermann & Toni Garrn by Steven Klein (The Final Frontier) Vogue

Em Quinto lugar vou nomear Peter Lindbergh (1944), que se bem não é o que mais me emociona, que me agrada também pelo tato e delicadeza que tem cada foto. É muito reconhecido a nível mundial, sobretudo por sua fotografia em branco e preto. Adora que os modelos tenham uma maquiagem e um penteado simples e nada extravagante.
Nasceu na Polônia, mas, na realidade, é Alemão. Mudou-Se para Paris em 78, onde concentrou-se na alta-costura fotografando modelos muito reconhecidas e trabalhando para revistas de primeiro nível.

Milla Jovovich by Peter Lindberh

Milla Jovovich by Peter Lindberh

kate by Peter Lindberth

Kate by Peter Lindberh

Por hoje deixo…. mas, sem dúvida, irei atualizando esta maravilhosa lista de ídolos na indústria da moda, que sem dúvida, são uma fonte de inspiração para muitos de nós.

Irene Suárez Studio
Fashion Photographer

Os melhores fotógrafos de moda do mundo
5 (100%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *