Qual a diferença entre modelo de passarela e fotográfico?

Muitas meninas e, porque não dizer, meninos sonham em ser modelos. A “culpa” talvez seja da forma glamorosa com a qual a profissão é vista. Mas a verdade é que nem todos têm altura e outras características exigidas pelo mercado para se tornar um (uma) modelo de passarela. O que poucos sabem é que existe também muita procura pelos modelos fotográficos, que nem sempre precisam ser altos ou magros.

“Os modelos de passarela costumam ser mais completos. Porque, geralmente, são meninas e meninos bonitos, que já tem uma boa postura, medidas exatas e muitos outros requisitos. A questão é ser fotogênico, porque nem todos saem tão bem nas fotos”, diz Patrícia Rebouças, sócia diretora da Forum Model. Apesar disso, ela afirma que há espaço para todos no mercado. “Quem não tem muita altura, mas fotografa bem e é bonita pode tranquilamente conseguir muitos trabalhos como modelo fotográfica”.

Modelo de Passarela
As modelos de passarela empresam seu corpo para exibir peças criadas por estilistas. Essas modelos costumam ser contratadas para desfiles, seja de alta costuma ou não, para show-room, quando a modelo desfila peças para compradores, ou como manequim de prova, que são contratadas por grandes indústrias e provam as roupas que estão sendo confeccionadas, para a correção de defeitos e ajustes.

Segundo Patrícia, o perfil dessas modelos é bem exigente e as medidas são muito importantes. “Para passarela, as meninas precisam ter mais de 1,70 de altura. Em alguns casos, podemos utilizar meninas de 1,68 usando o artifício do salto alto. Mas nem sempre é possível”.

Medidas Para Modelos Feminina
Altura mínima: 1,70
Cintura: 60 cm
Busto: entre 85-95 cm
Quadril: até 95 cm

Já para os homens o perfil é mais variado. Existem estilistas que preferem os mais fortes, com corpo malhado e outros que dão preferência para os altos e magros. O mercado para modelos de passarela masculino é muito mais versátil do que o feminino. Normalmente, os profissionais da agência conseguem fazer uma boa avaliação do perfil do modelo e indica-lo para os tipos de trabalhos mais específicos.

Modelo Fotográfico
Para ser um modelo fotográfico e regra mais importante é ser, obviamente, fotogênico. Sua altura e peso não são tão importantes como para as modelos de passarela. “Têm pessoas que tiram fotos em casa, com a câmera do celular, e já saem lindas. Essas, geralmente, são excelentes modelos fotográficos. Elas mesmas já sabem que são fotogênicas”, diz Patrícia, que reforça a ideia de que os modelos fotográficos têm um perfil mais variado. “Às vezes eu preciso de modelos para um catálogo, as vezes só rosto, as vezes só meio corpo. Então, a pessoa não precisa ser alta, apenas fotogênica”.

Segundo a sócia-diretora da Forum Model, o mercado está cada vez mais aberto e em busca de todos os tipos de modelos para fotografar. “Como hoje em dia o e-commerce está cada vez mais forte, nós estamos sempre em busca de modelos diferentes, com os mais diversos tipos de corpos. Isso inclui tanto os modelos de medidas padrão quanto os plus-size”.

As modelos fotográficas não podem ser tímidas, ao contrário, quanto mais desinibidas melhor. Uma dica muito válida é fazer exercícios em frente ao espelho, procurando seu melhor ângulo e as melhores poses. Patrícia Rebouças dá a dica: “Saber se comportar e agir como uma atriz no momento de fotografar. É importante a modelo fotográfica saber quando deve estar sorrindo e quando deve ficar séria, de acordo com o objetivo de cada campanha”.

Qual a diferença entre modelo de passarela e fotográfico?
5 (100%) 2 votes

2 Comentários

  1. Paula

    Este site é muito útil para quem tiver duvidas sobre a vida de modelo.
    Uma dúvida por exemplo eu moro em Portugal e quero fazer um casting numa agência internacional nos estados unidos como posso fazer? De trabalhos,
    viagem.
    Consegues fazer um artigo de como ser modelo plus size como a Tess
    Obrigada 🇺🇸😁👍👊

    Responder

    1. Ola, Paula! Voce ja esta cadastrada na agencia que quer participar do casting? Veja como entrar na agencia, em relação ao artigo claro que podemos escrever!
      Estamos a disposição,
      Agradecemos o contato

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *