Forum Model | Agência de Modelos

Taxa de agenciamento de modelos, como funciona?

A taxa de agenciamento, podem variar de agência para agência. Sabemos que muitos jovens sonham com a vida nas passarelas e em editoriais de moda, e as agências de modelos existem justamente para ajudá-los a realizar esse sonho. Elas são as responsáveis por fazer a ligação entre os clientes, e potenciais clientes, e os modelos, sendo que há algumas especificações que devem ser levadas em consideração na hora de contratar uma agência de modelo.

Dúvidas e incertezas relacionadas a essa profissão são perfeitamente normais, sendo que uma das principais é com relação ao sucesso que pode ser conseguido, e qual o primeiro passo a ser tomado, e isso sem dúvida passa pela escolha da melhor agência que deve ser reconhecida e séria.

Existe uma variedade enorme de agências de modelos espalhadas pelo país, sendo que muitas acabam se especializando em um público especifico. A primeira dica, inclusive ela pode ser considerada a mais importante, é sempre optar por uma agência séria e confiável, pode parecer algo banal, mas muitas pessoas ainda se deixam levar por falsas promessas. As agências sérias não cobram cadastros , muito menos realizam testes via web, essa prática não é utilizada por pessoas que queiram desenvolver um bom trabalho junto aos seus agenciados.

Taxa de agenciamento de modelos, como funciona?

Outra dúvida é com relação à taxa de agenciamento, afinal, ela deve ou não ser cobrada? A resposta para esse questionamento varia, em alguns casos, ela não é repassada para os modelos, pois a agência costuma cobrar um percentual em cima de cada cachê, mas essa não é uma regra, e sim, existem agências que cobram essa taxa de agenciamento, pois as agências de modelos tem muitas despesas em todo o processo interno.

Alguns profissionais são totalmente contra esse pagamento, pois, de acordo com eles, a agência deveria ganhar quando a modelo também ganha, ou seja, como ela é a ligação entre a empresa contratante e os modelos, caso alguém do seu casting seja selecionado para participar de um evento, gravação, editorial, desfile, etc., o cachê acertado deverá ter uma parte repassada para a agência que conseguiu o trabalho, isso é de praxe nessas situações. Para entender melhor se ela deve ou não ser cobrada, entenda melhor todo esse processo de contratação:

  • Os produtores buscam a agência: Como mencionado acima, a agência funciona como uma ponte entre os contratantes e os modelos, ou seja, a produtora entra em contato com a agência e faz essa solicitação.
  • Pré-seleção: A agência faz uma escolha prévia entre aquelas disponíveis, e que estejam dentro do perfil solicitado, indicando assim as escolhidas.
  • A agência de modelo apresenta as modelos selecionadas ao cliente, e o próximo passo é marcar todos os detalhes do trabalho.
  • O valor do cachê é repassado para a agência, que repassa para os agenciados, após retirar o percentual que lhe é devido.

Uma das principais questões que podem surgir, e que acabaria de vez com esse pagamento de taxa de agenciamento, das produtoras irem diretamente até os modelos, mas o que parece algo simples, na verdade é bem complexo, pois ela precisa se preocupar com outros pontos importantes. Por exemplo, para um comercial simples, é montado um verdadeiro aparato, os profissionais da agência precisam se preocupar com:

  • Elaboração de roteiros.
  • Logística de locações.
  • Equipe de filmagem.
  • Contratos de locações.
  • Recebimento de notas de cada modelo, entre outros.

Na prática isso significa que, caso a empresa fosse contratar pessoalmente todas as modelos que necessita nos casos de filmes esse número atinge facilmente mais de 100, seria necessário uma nota para cada uma delas, o que não acontece quando isso é feito por uma agência especializada.

E como é feito esse pagamento?

O pagamento da taxa de agenciamento é feita direto na agência de modelos que você decidiu se agenciar. Após a sua avaliação na agência , a produtora vai te explicar o procedimento da agência, se você e a agência aceitar a proposta você assina o contrato na agência e efetua o pagamento da taxa de agenciamento.

Também é preciso entender como funciona esse pagamento, para consequentemente saber como funciona a tão falada taxa de agenciamento. Toda agência possuem alguns custos fixos e variáveis, como toda empresa, como empregados responsáveis pelo escritório, custos de locação, contas do dia a dia como água e luz, além dos impostos específicos para esse ramo de atividade.

Qual a porcentagem que a agência de modelos recebe ao modelo ser contratado por uma empresa?

Cada modelo indicado pela agência que é aprovada pelo cliente deve pagar um percentual para a agência que conseguiu esse job, essa porcentagem é pré-estabelecida pela agência e consequentemente já tem o aval do modelo. Esse número varia entre 20% a 35%, sendo que esse valor também é usado para cobrir gastos com impostos.

Mas atenção: fuja das agencias que cobram valores muito exorbitantes como 60%, essa prática não é bem vista no mercado. Logo, fica claro que, quando o modelo ganha, a agência consequentemente ganha também. Tendo isso em mente, a taxa de licenciamento só deve ser cobrada em dois casos específicos:

  • Se a imagem da modelo for trabalhada de maneira exclusiva pela agência.
  • Caso haja garantias escritas de trabalho nos contratos de serviço.

Muitas chegam a alegar que essas taxas de agenciamento são cobradas para que cubra os custos com cadastros, como por exemplo manter a divulgação do modelo no site da agencia e no sistema de casting.

É importante saber esses detalhes, pois da próxima vez que alguém cobrar taxas de agenciamento é bom saber como funciona todo esse processo, a fim de saber todos os argumentos que poderá usar, além de conhecer todos os pontos que o assunto envolve, tendo a capacidade de saber se está ou não fazendo um bom negócio, prezando sempre os profissionais que sejam reconhecidos no mercado e que possam prestar toda a assistência necessária para alavancar cada vez mais a carreira da modelo, fazendo com que ela, ou ele, consiga sempre os melhores trabalhos.

A taxa de agenciamento nada mais é do que uma manutenção da carreira do modelo ou artista, que irá garantir seu crescimento profissional e pessoal, e é importante lembrar que em qualquer profissão, de medicina à atuação, é preciso investir para obter resultados. Tudo depende do quanto você deseja alcançar seus objetivos.

Após toda explicação acima , entendemos que realmente é correto a agência cobrar a taxa de agenciamento, pois a agência antes de qualquer trabalho, já esta trabalhando para agenciar o modelo e divulga-lo para o mercado publicitário.

Siga nossa Redes Sociais e fique por dentro das novidades

Instagram

Compartilhe:

Veja as Campanhas com os nossos modelos

Artigos relacionados

Job Hospital dos Olhos em São Paulo

Hospital dos Olhos de Sāo Paulo

Celebrando a Diversidade na Campanha do Hospital dos Olhos Nossas modelos modelos Feminina Carolina e a Modelo Senior Cassia na campanha do Hospital dos Olhos

Modelos para Campanha da Tupperware

Tupperware | modelos Seniores para publicidade

Navegue pelo conteúdoModelos para Campanha da Tupperware: Celebrando a Diversidade Público-alvoObjetivo do ArtigoVeja o resultado deste trabalho incrível com nossos Modelos para marca Tupperware:Veja as fotos

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte de nossa Agência, a inscrição é gratuita!