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Porque fazer um book fotográfico em uma agência?

Uma das principais ferramentas de trabalho das modelos em todo o mundo é o book fotográfico, através dele que clientes de vários segmentos realizam a sua pré-seleção na hora de contratar para alguma campanha ou desfiles, por esse motivo é muito importante que ele seja feito por um profissional qualificado e experiente no assunto.

Para entender melhor, o book fotográfico é formado por um conjunto de fotos que são cuidadosamente selecionadas pela agência, ressaltando sempre os pontos fortes da modelo, a principal função dessas fotografias é mostrar aos clientes todo o potencial que a modelo possui para realizar o trabalho proposto. No caso das new faces, ou novas modelos, o book fotográfico é formado exclusivamente por fotos produzidas para essa finalidade, à medida que ela, ou ele, ganham projeções maiores, são colocadas também imagens de editoriais ou outros trabalhos já realizados.

Porque fazer um book fotográfico em uma Agência?

Apesar de não ser uma imposição da agência, o fato das novas modelos fazerem o seu material fotográfico junto aos seus parceiros, existem algumas vantagens inegáveis em fazer um book fotográfico em uma agência de modelo. Confira algumas dessas vantagens:

Qual a razão de fazer um book fotográfico?

Essa pode ser a primeira questão a ser abordada, e a resposta é muito simples, ele é a ferramenta de trabalho do modelo, já mencionado anteriormente, é através dele que serão analisados vários fatores, como os pontos fortes do agenciado, a sua desenvoltura na frente das lentes, e uma maneira da agência ter o que “vender”, afinal, de nada adianta ter um casting variado e perfeito, se o futuro cliente não puder analisar por si só essa qualidade.

Um book fotográfico de boa qualidade é a porta de entrada para uma carreira sólida no universo da moda. É a partir dele que a modelo conseguirá mostrar o seu talento e do que é capaz para os clientes da agência.

E como funciona a sessão fotográfica?

As fotos precisam ser realizadas para essa finalidade, a de mostrar o/a modelo, logo, é fundamental que o profissional escolhido para fazer essas imagens tenha experiência nessa área de moda, e isso, as agências de modelos entendem muito bem, pois elas costumam trabalhar com vários desses fotógrafos nos seus projetos.

O lugar escolhido pode variar, mas geralmente nesse primeiro momento acontece em um estúdio, mesmo que ele tenha alguns elementos para “contar uma história”. Durante essa sessão, alguns profissionais, além do fotógrafo, deverão participar, para que o resultado seja o melhor possível, como maquiadores, cabeleireiros e até um stylist, se for o caso, para que sejam fotografados mais de um look, assim, a modelo e agência terão opções de escolha antes de finalizar totalmente o trabalho.

Como será o trabalho final?

A era digital chegou, então, o book fotográfico digital vai ajudar com que a seletiva dos modelos seja mais pratica para decisão de contratar o modelo para um trabalho, foi-se o tempo em que os clientes tinham tempo de ir calmamente até a agência de modelos e avaliar pessoalmente todas as fotos impressas das modelos antes de escolher aquelas que mais se enquadravam no seu perfil, até existe essa opção, provavelmente o fotógrafo irá fornecer fotos impressas, mas o que vale mesmo são aquelas deixadas em um algum digital, várias agências contém em seus sites espaços para expor essas fotos, ou elas ficam armazenadas em pastas na própria agência e são enviadas via e-mail para os seus clientes que fazem a sua seleção e escolhem aqueles que mais agradam e que estejam dentro do perfil desejado.

Os melhores profissionais

Ao optar por fazer um book fotográfico em uma agência de modelo, a menina ou menino, podem se sentir mais seguros, pois os profissionais envolvidos são de confiança e costumam já ter realizado outros trabalhos para a empresa, mas atenção, para confiar no trabalho do book fotográfico feito por uma agência, é fundamental que a própria agência de modelos seja de confiança, ou seja, atualmente existe uma variedade enorme de agências espalhadas por todo o Brasil, e é muito importante procurar aquelas mais responsáveis e com um bom posicionamento no mercado, que sejam comprometidas em fazer um bom trabalho.

É importante que a agência de modelos seja reconhecida no ramo, dessa maneira os seus parceiros acabam passando mais confiança, para saber se esse é o caso, basta levar em consideração alguns pontos básicos, como:

Trabalhos já realizados anteriormente: É importante saber como a agência é vista no mercado de trabalho, por exemplo, se ela costuma fazer bons trabalhos, quem são as pessoas que fazem parte do seu casting, se ela já assinou grandes projetos, todas essas informações deixam os futuros modelos mais tranquilos em fazer o seu book com esses profissionais e demais pessoas envolvidas.

Referências: Se possível, converse com outras modelos que tenham feito o seu book fotográfico com determinada agência, nada mais de confiança do que um depoimento autentico de quem já passou por essa situação, ou seja, quanto mais informações você tiver, mais tranquilo você se sentirá.

Preços: Faça comparações de preços, o que acontece é que algumas vezes o book fotográfico feito com os parceiros da agência tendem a ser mais baratos, pois são feitos com fotógrafos e estúdios parceiros, caso isso não aconteça, converse com o responsável e fale a respeito dessa questão, sem dúvida você conseguirá chegar a um valor bom para todos os lados, lembrando sempre que esse valor do book fotográfico é pago pela modelo e não pela agência, mesmo que ela já seja aceita pela agência de modelo. O pagamento da agência é feito através de percentuais cobrados em cima do cachê dos trabalhos conseguidos pela agência.

Seleção das fotos: Imagina ter que escolher entre várias fotos oferecidas, é fundamental escolher aquelas que mais agradem quem vai contratar, não necessariamente a pessoa, e ter a ajuda da agência de modelos, que já está acostumada com essa questão, é muito importante, pois no caso de alguém sem experiência, pode acontecer de escolher fotos que não sejam tão favoráveis, e descartar alguma coisa que no final valeria muito a pena mostrar, tudo é muito relativo e conceitual, por isso a importância de ter uma opinião de um olhar mais treinado e que saiba prestar a melhor consultoria.
Aqui, a quantidade não é necessariamente o melhor, o importante é que todas as imagens mostrem o potencial da modelo, é um verdadeiro cartão de visita, é o momento de mostrar ao cliente que você tem a capacidade de fazer com que a sua campanha, ou desfile, ou editorial de moda seja realmente um sucesso.

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