Forum Model | Agência de Modelos

Taxa de agenciamento de modelos, como funciona?

A taxa de agenciamento, podem variar de agência para agência. Sabemos que muitos jovens sonham com a vida nas passarelas e em editoriais de moda, e as agências de modelos existem justamente para ajudá-los a realizar esse sonho. Elas são as responsáveis por fazer a ligação entre os clientes, e potenciais clientes, e os modelos, sendo que há algumas especificações que devem ser levadas em consideração na hora de contratar uma agência de modelo.

Dúvidas e incertezas relacionadas a essa profissão são perfeitamente normais, sendo que uma das principais é com relação ao sucesso que pode ser conseguido, e qual o primeiro passo a ser tomado, e isso sem dúvida passa pela escolha da melhor agência que deve ser reconhecida e séria.

Existe uma variedade enorme de agências de modelos espalhadas pelo país, sendo que muitas acabam se especializando em um público especifico. A primeira dica, inclusive ela pode ser considerada a mais importante, é sempre optar por uma agência séria e confiável, pode parecer algo banal, mas muitas pessoas ainda se deixam levar por falsas promessas. As agências sérias não cobram cadastros ou taxas para divulgar o seu casting, muito menos realizam testes via web, essa prática não é utilizada por pessoas que queiram desenvolver um bom trabalho junto aos seus agenciados.

Taxa de agenciamento de modelos, como funciona?

Outra dúvida é com relação à taxa de agenciamento, afinal, ela deve ou não ser cobrada? A resposta para esse questionamento varia, em alguns casos, ela não é repassada para os modelos, pois a agência costuma cobrar um percentual em cima de cada cachê, mas essa não é uma regra, e sim, existem agências que cobram essa taxa de agenciamento, pois as agências de modelos tem muitas despesas em todo o processo interno.

Leia também:  O instagram de um(a) modelo

Alguns profissionais são totalmente contra esse pagamento, pois, de acordo com eles, a agência deveria ganhar quando a modelo também ganha, ou seja, como ela é a ligação entre a empresa contratante e os modelos, caso alguém do seu casting seja selecionado para participar de um evento, gravação, editorial, desfile, etc., o cachê acertado deverá ter uma parte repassada para a agência que conseguiu o trabalho, isso é de praxe nessas situações, logo, cobrar uma taxa de agenciamento, é algo inapropriado. Para entender melhor se ela deve ou não ser cobrada, entenda melhor todo esse processo de contratação:

  • Os produtores buscam a agência: Como mencionado acima, a agência funciona como uma ponte entre os contratantes e os modelos, ou seja, a produtora entra em contato com a agência e faz essa solicitação.
  • Pré-seleção: A agência faz uma escolha prévia entre aquelas disponíveis, e que estejam dentro do perfil solicitado, indicando assim as escolhidas.
  • A agência de modelos apresenta as modelos selecionadas ao cliente, e o próximo passo é marcar todos os detalhes do trabalho.
  • O valor do cachê é repassado para a agência, que repassa para os agenciados, após retirar o percentual que lhe é devido.

Uma das principais questões que podem surgir, e que acabaria de vez com esse pagamento de taxa de agenciamento, das produtoras irem diretamente até os modelos, mas o que parece algo simples, na verdade é bem complexo, pois ela precisa se preocupar com outros pontos importantes. Por exemplo, para um comercial simples, é montado um verdadeiro aparato, os profissionais da agência precisam se preocupar com:

  • Elaboração de roteiros.
  • Logística de locações.
  • Equipe de filmagem.
  • Contratos de locações.
  • Recebimento de notas de cada modelo, entre outros.
Leia também:  Como me tornar modelo de passarela?

Na prática isso significa que, caso a empresa fosse contratar pessoalmente todas as modelos que necessita nos casos de filmes esse número atinge facilmente mais de 100, seria necessário uma nota para cada uma delas, o que não acontece quando isso é feito por uma agência especializada.

E como é feito esse pagamento?

O pagamento da taxa de agenciamento é feita direto na agência de modelos que você decidiu se agenciar. Após a sua avaliação na agência , a produtora vai te explicar o procedimento da agência, se você e a agência aceitar a proposta você assina o contrato na agência e efetua o pagamento da taxa de agenciamento.

Também é preciso entender como funciona esse pagamento, para consequentemente saber como funciona a tão falada taxa de agenciamento. Toda agência possuem alguns custos fixos e variáveis, como toda empresa, como empregados responsáveis pelo escritório, custos de locação, contas do dia a dia como água e luz, além dos impostos específicos para esse ramo de atividade.

Qual a porcentagem que a agência de modelos recebe ao modelo ser contratado por uma empresa?

Cada modelo indicado pela agência que é aprovada pelo cliente deve pagar um percentual para a agência que conseguiu esse job, essa porcentagem é pré-estabelecida pela agência e consequentemente já tem o aval do modelo. Esse número varia entre 20% a 35%, sendo que esse valor também é usado para cobrir gastos com impostos.

Mas atenção: fuja das agencias que cobram valores muito exorbitantes como 60%, essa prática não é bem vista no mercado. Logo, fica claro que, quando o modelo ganha, a agência consequentemente ganha também. Tendo isso em mente, a taxa de licenciamento só deve ser cobrada em dois casos específicos:

  • Se a imagem da modelo for trabalhada de maneira exclusiva pela agência.
  • Caso haja garantias escritas de trabalho nos contratos de serviço.
Leia também:  Como escolher um curso de modelo fotográfico que será a base de sua carreira?

Muitas chegam a alegar que essas taxas de agenciamento são cobradas para que cubra os custos com cadastros, como por exemplo manter a divulgação do modelo no site da agencia e no sistema de casting.

É importante saber esses detalhes, pois da próxima vez que alguém cobrar taxas de agenciamento é bom saber como funciona todo esse processo, a fim de saber todos os argumentos que poderá usar, além de conhecer todos os pontos que o assunto envolve, tendo a capacidade de saber se está ou não fazendo um bom negócio, prezando sempre os profissionais que sejam reconhecidos no mercado e que possam prestar toda a assistência necessária para alavancar cada vez mais a carreira da modelo, fazendo com que ela, ou ele, consiga sempre os melhores trabalhos.

A taxa de agenciamento nada mais é do que uma manutenção da carreira do modelo ou artista, que irá garantir seu crescimento profissional e pessoal, e é importante lembrar que em qualquer profissão, de medicina à atuação, é preciso investir para obter resultados. Tudo depende do quanto você deseja alcançar seus objetivos.

Após toda explicação acima , entendemos que realmente é correto a agência cobrar a taxa de agenciamento, pois a agência antes de qualquer trabalho, já esta trabalhando para agenciar o modelo e divulga-lo para o mercado publicitário.

Artigos relacionados

Desfile de Moda Infantil Tv Aparecida

Desfile de Moda Infantil Tv Aparecida

Desfile de  Moda  Infantil para Tv Aparecida Coleção Lilica Ripilica e Tigor. Nossos Modelos Mirins participaram do Desfile de Moda Infantil no Programa Claudete na

Modelos Masculinos Urban Man

Trabalho Modelos Masculino para Urban Man

Nossa agência realizou um trabalho incrível com nossos modelos masculinos de perfis diferenciados, eles ficaram lindos para este campanha publicitária, empresa Urban Man é focada

19 respostas

      1. Boa tarde gostaria de saber quanto vcs cobram para agenciar uma menina e como saber os parceiros que vcs tem e como são de confiança pois já gastei o que não tinha com minha filha e não deu nada certo a onde levo ela todos falam como ela é linda ela ganhou até o concurso de miss teen na minha cidade e vai concorrer a miss teen são paulo mais tenho medo de ir atrás e ser golpe como já aconteceu

  1. boa tarde…estava lendo sobre valores de taxa…minhas filhas ganharam um concurso que teve em uma loja ligado a uma agência..quem ficasse em primeiro e no segundo lugar.. ganhava o agenciamento.. fui ate lá não era bem de graça como falaram.. paguei taxa de matricula.. fotos de fotogenia… videos… agora me falaram que tenho que pagar umas fotos do agenciamento…no contrato não tem essas fotos do agenciamento..já faz 7 messes..tiveram um desfile só mais não falaram em pagamento de cache.. desse trabalho.. não repassarão nada se a loja pagou ou não…isso está certo.. ou não?

    1. Ola Josiane. agradecemos seu contato sei que e difícil esta situação , realmente e muito complicado após as coisas acontecer ter que pagar tantas coisas, o ideal e antes de tudo tirar todas as duvidas em relação aos pagamentos e direitos para participar do evento, o correto e ir ate a empresa e pedir um contrato, caso não resolva e melhor não se vincular , pois isso era te trazer mais aborrecimentos. Agradecemos desde ja pela confiança
      EQUIPE FORUM MODEL

  2. Bom dia entrei no site da fórum fiz a inscrição da minha filha e até agora não houve retorno, a inscrição não pede nenhuma fofo é assim mesmo? Aguardo retorno. Quero muito que minha filha faça parte da agência.

  3. Minha filha foi chamada para uma avaliação de casting e foi aprovada. Sendo que a agenciadora disse q ela não teria que pagar o valor do agenciamento apenas o valor das fotos para ficarem na agência como modelos para futuros trabalhos o custo das fotos eram de 1300 isso é normal ??? Sendo que em outras nem era isso tudo apenas mais esse valor se refere a o agenciamento né dizendo que são apenas pras fotos…

  4. Boa noite…minha entiada foi convidada para ser avaliada em uma agência e q no primeiro momento queria cobrar uma taxa para fazer as fotos, mas passado algum tempo ela foi convidada novamente e agora com a promessa q não seria cobrada as fotos. Minha dúvida é que não consigo achar a agência na internet, como posso averiguar a idoneidade da produtora. A produtora é Joy produções..

  5. Prezados,

    Fiz o agenciamento da minha filha com vcs no dia 09/01/20, fui informada que em 15 dias as fotos já estaria no site da galeria no site de vcs, mandei e-mail e já fiz contato telefônico para saber o que aconteceu com as gostos pois ainda não está disponibilizando no site e o nome da minha filha se encontra incorreto no devido site, gentileza espero retorno, me sentindo decepcionada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.